Atividades físicas no pós transplante
- Wanessa ferreira
- 21 de set. de 2017
- 1 min de leitura
Como qualquer cirurgia, um transplante requer muitos cuidados. Para conseguir realizar esses cuidados você tem que pensar que foi um órgão trocado, foram várias camadas da sua pele que foram cortadas e costuradas, você não quer passar por isso de novo né?
Após o transplante muitos cuidados devem se tomados, como: higiene, alimentação, cuidar o contato com pessoas doentes, e também por um tempo, você vai ter que parar com as atividades físicas.
Normalmente, quem faz um transplante fica muito tempo deitado e acaba tendo algumas dificuldades como andar. Normalmente a sua equipe medica irá lhe recomendar um fisioterapeuta, o qual irá iniciar com pequenas atividades para você voltar a se movimentar normalmente.
No meu caso, fiz fisioterapia motora e respiratória, o que me ajudou bastante.
Quando voltei para casa, minha equipe medica orientou-me a não fazer atividades que exijam fortes impactos (jogar bola, corridas). Mas uma caminhada é essencial, eles deixaram bem claro pra mim que queriam que eu me exercitasse, até porque sem uma atividade física qualquer um está sujeito ao sedentarismo.
A mais ou menos dois meses ( nove ou dez meses de transplantada) , fui liberada a andar de bicicleta, claro sempre tomando cuidado para não levar uma pancada.

P.S.: Fale sempre com o seu médico responsável.
Commentaires