top of page
Minha Escolha:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Procure por Tag:
Fique a Par:

Doação de órgãos na China

  • Foto do escritor: Wanessa ferreira
    Wanessa ferreira
  • 18 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Você sabia que na China prisioneiros condenados à pena de morte são incentivados a doar seus órgãos?

Com as minhas pesquisas para fornecer conteúdo para o blog acabei esbarrando com uma matéria do site Terra.com dizendo sobre a incentivação da China com seus prisioneiros condenados à pena de morte. No começo das minhas pesquisas acabei achando matérias dizendo sobre a obrigação de doação após a execução. Veja um trecho de uma matéria do site Internacional Estadão: [...] Grupos de direitos humanos denunciaram nesta quarta-feira, 14, que as "doações voluntárias" de órgãos para transplantes por presos chineses executados são obtidas na verdade de forma forçada e são a maioria no país asiático, o que foi rejeitado pelo Tribunal Supremo. [...] "Na realidade, a principal fonte de órgãos para transplantes na China é a doação voluntária de cidadãos mortos de acordo com sua última vontade", afirmou uma fonte anônima do tribunal citada nesta quarta pela agência oficial Xinhua. [...] "O tribunal não disse que os órgãos não provêm de prisioneiros, o que diz é que estes os doam voluntariamente, mas, de fato, o procedimento para obter o consentimento destes não é transparente", disse hoje à Efe Nicolas Bequelin, porta-voz da Human Rights Watch (HRW) para a China.

Já na matéria do site Terra.com, resumidamente diz que o sistema operado principalmente pela Cruz Vermelha com a assistência do Ministério da Saúde iniciará um projeto com dez províncias e cidades. O sistema diz que vai beneficiar os pacientes independentemente de seu status ou riqueza, segundo o vice-ministro da saúde, transplante não deveria ser privilégio apenas de ricos. Com o novo sistema, a Cruz Vermelha será responsável por encorajar os voluntários e ter o registro de cada doador, mantendo um fundo de dados e iniciando com verbas para dar assistência ás famílias dos doadores.

O projeto garante encontrar mais doadores voluntários. Os chineses têm uma tradição de ajudar os que precisam e o potencial de doação de órgãos do público ainda precisa ser explorado.

Os direitos dos prisioneiros executados são totalmente respeitados, e, no caso daqueles que vão doar, precisam de uma autorização por escrito.

Prisioneiro.

No começo, quando achei que realmente eles eram obrigados eu me assustei, pois acho que a doação de órgãos depende somente da pessoa, ela não deve ser obrigada a fazer o que não quer.

Depois de tudo explicado, fiquei entusiasmada com a ideia, eu amo fazer campanhas de doação de órgãos, e o que a Cruz Vermelha e o Ministério da Saúde estão fazendo é lindo, procurar doadores voluntários irá ajudar muitas pessoas que necessitam.

E vocês, o que acharam da ideia? conta pra mim! :)

Comments


bottom of page