Importância da higiene bucal
- Wanessa ferreira
- 21 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Um hálito puro, dentes lindos e uma boca saudável é o que todos querem, certo?
Uma boa escovação diária, e o uso correto do fio dental ajuda muito nesse desejo. Dentes limpos não só favorecem a saúde, como ajuda na prevenção de doenças e garante o bem-estar do indivíduo.

Como todos sabem, a boca é um dos locais do nosso corpo onde mais se tem bactérias, e para os transplantados, principalmente, uma boa higiene bucal é essencial.
Os cuidados com a higiene bucal são importantes porque a boca é o órgão receptor dos alimentos, dentes fortes e limpos são sinônimo de boa alimentação.
Dessa forma, é possível concluir que quando alguém se alimenta bem e tem hábitos de higiene bucal corretos, ela evita doenças como a gengivite, as cáries e o incômodo mau hálito.
Escovar os dentes:
Para escovar os dentes é preciso seguir alguns passos essenciais para ter uma higiene perfeita. Lembrando que a escova de dentes é um instrumento individual que não dever ser compartilhado (muito menos os transplantados devem fazer isso). O ideal é trocar a escova de dentes a cada 3 meses de uso.
Importância do fio dental:
Na maioria das escovações, nem todos os resíduos de alimentos são removidos, principalmente entre os dentes, onde o acesso da escova é delimitado e é onde frequentemente as cáries se instalam.
O fio dental é uma ferramenta poderosa na prevenção de doenças bucais, ajuda a manter o mau hálito bem longe e é o que dá o toque final na higienização dos dentes. Por isso, é preferível usar todos os dias, pelo menos uma vez.
No entanto, existe a forma certa de usá-lo. É preciso fazer a higienização com bastante cuidado para não machucar a gengiva, evitando que ela sangre. O mais aconselhável é que no momento de passá-lo você curve-o, formando um “C”, para retirar aquelas placas que se acumulam entre cada dente.

E você, já cuidou dos seus dentes hoje? Conta aí pra mim :)
Kommentare